CURIOSIDADES


A origem da camisa é polêmica. Alguns estudiosos dizem que surgiu com os romanos, outros afirmam que foi na Idade Média. O seu formato e maneira como é usada hoje tiveram seu início no século XIX.
Quando usada pela nobreza, a camisa era sempre branca. Seu colarinho era alto e em pé. O que você hoje conhece como colarinho de sua camisa surgiu em 1853, com o nome de “Turn-down”. É isso mesmo! O colarinho, que era sempre em pé, foi dobrado por sobre a gravata para aliviar o calor do verão.
Foi também no século XIX que os punhos deixaram de ser rendados e acompanharam a evolução do colarinho. Só que, na época, eram peças independentes e abotoadas nas mangas. Foi antes da I Guerra Mundial que o punho duplo foi costurado à camisa da forma como você conhece hoje.
Desde a década de 50 até os dias de hoje, a camisa tem sofrido poucas modificações. A modelagem se ajusta conforme o seu uso - social ou esportivo. Os tecidos evoluíram e dão hoje, com diversas misturas e acabamentos, o grande diferencial para esta peça.
Hoje a camisa pede estampas, xadrezes e listras. Também pode ser lisa e bem colorida. Afinal, o homem do 3º Milênio evoluiu e exige novas opções para o seu guarda-roupa.